De maneira progressiva, ao mesmo tempo em que a publicidade foi se tornando cada vez mais estratégica para as empresas, os meios de comunicação também ficaram saturados de tantos produtos e serviços divulgados o tempo todo.

Essa saturação exige que os profissionais de comunicação se desdobrem para promover as empresas e contribuir para os resultados esperados pelos clientes.

Para aparecer nas mídias mais tradicionais, com campanhas de impacto, muitas vezes há uma necessidade de um aporte financeiro grande para vencer a concorrência e ter algum destaque.

E as empresas, independentemente de seu porte, estão cada vez mais buscando reduzir os seus gastos, potencializar seus investimentos em mídia e garantir o retorno de acordo com os seus objetivos comerciais e institucionais.

Neste contexto, as mídias alternativas podem ser usadas para fazer os investimentos em publicidade caberem no orçamento da sua empresa.

É claro que as mídias alternativas demandam recursos financeiros, mas isso vai variar dependendo da opção escolhida.

Este artigo tem como objetivo apresentar exemplos de mídias alternativas e como as empresas vêm sendo criativas na hora de se divulgar.

O conceito das mídias alternativas surgiu na segunda metade do século XX. Trata-se da veiculação de anúncios publicitários ou qualquer conteúdo informativo em locais considerados inusitados.

Resumindo, a mídia alternativa é uma forma diferente de anunciar produtos, serviços e a imagem de uma empresa.

Confira agora, 21 exemplos de Mídias Alternativas criativas que podem fazer a sua empresa se destacar.

Sacola de pão

Mídia Alternativa

As padarias são comumente um dos lugares mais frequentados pelos brasileiros. Portanto, um ótimo lugar para fazer publicidade, certo?

Empresas de diferentes nichos estão divulgando suas marcas nas sacolas de pão.

Repare no exemplo acima: nenhuma das sacolas estampa alguma marca do ramo alimentício, que na teoria, é o que faria mais sentido.

O fator cultural do Brasil, com o tradicional pão de sal no café da manhã e da tarde, junto com o elevado número de consumidores, ajuda para que essa seja uma das mídias alternativas mais interessantes, criativas e diferentes.

Motomídia

Mídia Alternativa

As primeiras aparições de publicidade em motos foram nas próprias empresas que fazem entrega delivery de alimentos.

No Brasil, um dos que mais investiram foi Robinson Shiba, fundador e CEO da China in Box.

Como sua empresa só faz entregas por delivey, logo ele teve a ideia de transformar as caixas térmicas onde as comidas eram carregadas pelos motoboys em um meio de divulgar a China in Box.

Essa mídia alternativa se desenvolveu e atualmente são usadas motos específicas para divulgação de empresas, com um reboque carregando um “mini outdoor”.

Mídia Alternativa

Mas, ainda assim, o modelo de motomídia popularizado pelo Robinson Shiba é disparadamente o mais utilizado.

Hoje, praticamente todas as empresas de delivery utilizam esse tipo de publicidade.

Busdoor

Mídia Alternativa

Se assemelha ao motomídia por também ser um veículo automotivo e estar frequentemente envolvido com um grande fluxo de pessoas.

Há uma diferença fundamental: o tamanho do espaço disponível.

É praticamente impossível você não reparar uma publicidade via busdoor. Seja quando está dirigindo ou quando está caminhando na rua, essa mídia alternativa é uma das mais conhecidas e utilizadas no Brasil.

Aquadoor

Mídia Alternativa

Como o próprio nome já diz, essa mídia alternativa é ideal para lugares que possuem alguma área aquática. De preferência com um bom fluxo de pessoas.

Na imagem acima, a propaganda é de uma nova loja no Salvador Shopping, localizado na Bahia.

Salvador é a 2ª cidade litorânea mais populosa do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, além de ser um dos locais mais visitados por turistas.

Suas praias são muito movimentadas, ideal para aplicação do Aquadoor.

Elevador

Mídia Alternativa

Publicidade usada principalmente em shoppings, onde o fluxo de pessoas é grande por quase todo dia, devido ao seu flexível horário de funcionamento.

Além da divulgação de marcas e lojas, são realizadas divulgações criativas como no exemplo acima.

Essa foi a promoção de um filme do Super-homem: As portas do elevador simulam o tradicional gesto do personagem ao retirar sua camisa e apresentar por baixo o seu uniforme de herói.

Escada Rolante

Mídia Alternativa

Assim como no último exemplo, as escadas rolantes são quase que exclusividade dos ambientes de shoppings.

Elas ainda têm uma vantagem: No shopping, as pessoas tendem a usar muito mais as escadas rolantes do que elevadores.

No exemplo, mais uma divulgação de filme, dessa vez o dos Simpsons. As escadas simulam o personagem principal, Homer Simpson, comendo vários Donuts.

Agora, imagine uma criança descendo esses degraus? Ela não sossegaria enquanto seus pais não a levassem para assistir ao filme.

Navio

Mídia Alternativa

Em navios ou barcos de grande porte, muitas vezes, sobram espaços para publicidade, principalmente em suas proas (parte da frente).

O alcance dessa propaganda pode ficar limitado a quem frequenta portos ou esse tipo de embarcação. No caso, é fundamental saber quem é o seu público-alvo para checar se é o lugar correto para sua empresa estar.

Na imagem de exemplo, uma propaganda muito criativa de uma empresa de macarrões, simulando a corda que prende o navio como se fosse um macarrão sendo comido.

Banco de Praça

Mídia Alternativa

Outra mídia alternativa localizada em locais muito movimentados, principalmente dentro das praças dos bairros.

O Kit Kat usou essa mídia de forma muito criativa: simulou uma de suas embalagens aberta e o banco, por ser marrom, remete ao chocolate.

Bikedoor

Mídia Alternativa

Essa mídia alternativa é interessante pelo fato de a bicicleta ser um veículo que pode frequentar lugares que são proibidos para a motomídia.

No caso, a bicicleta acaba sendo adaptada com 3 rodas e um suporte para carregar um banner.

Em cidades que possuem ciclovias, pode ser um veículo de comunicação muito eficaz.

Empena

Mídia Alternativa

O nome é bem esquisito e acompanha a complexidade que é colocar em prática este tipo de mídia.

Empenas são aquelas imagens publicitárias gigantes que vemos nas partes laterais dos edifícios.

Existem duas maneiras de produzir essa mídia: uma é através de materiais impressos, algo como um banner gigante, e outra a pintura, como na imagem acima de uma propaganda da Apple.

A complexidade é, além de pintar, pegar todas as proporções do espaço e conseguir criar em cima dele.

É bom lembrar que um banner pode ser substituído facilmente, já uma pintura dessa magnitude não será fácil de alterar caso haja alguma necessidade.

Front Light

Mídia Alternativa

Na foto, o Front Light até pode parecer ser um outdoor comum, mas ele possui duas diferenças essenciais.

A primeira é que ele é construído em alturas muito mais elevadas que o outdoor, possuindo maior alcance de visão.

A segunda é que possui iluminação de Led, podendo ser visto tanto de dia quanto de noite.

Infláveis

Mídia Alternativa

Mídias infláveis eram comumente usadas em eventos isolados, principalmente em shows, feiras de grande porte e eventos esportivos.

Agora, elas já são usadas como mídias alternativas no dia a dia.

A Coral usou de forma muito criativa, colocando uma de suas latas de tintas, em seu formato original, inflada em cima de um pedágio, já sabendo do alto fluxo de pessoas que passam por lá.

Marcador de temperatura e relógios de rua

Mídia Alternativa

Estes tipos de placa não servem só para informar as pessoas da temperatura ou do horário do dia.

Como ela fica num lugar para onde sempre as pessoas irão olhar, as empresas introduziram publicidade logo acima do campo de visão, com o intuito de atrair sua atenção.

Bancas de Jornal

Mídia Alternativa

As bancas de jornal vêm se tornando grande alvo de ações publicitárias. Por onde você olha, tem uma propaganda diferente.

Veja na foto que as marcas Vivo e Boticário, de segmentos totalmente diferentes, dividem quase que o mesmo espaço.

Cabine de pedágio

Mídia Alternativa

Mais uma vez o pedágio aparece como aliado da publicidade, com as empresas instalando placas entre as cabines.

No caso acima, temos a Cenoura Bronze divulgando o seu protetor solar para o verão, época onde as pessoas costumam viajar mais para as praias e passam pelos pedágios.

Transportes rodoviários

Mídia Alternativa

O busdoor, a maioria das pessoas já conhece, mas você já reparou neste tipo de mídia alternativa?

Nem quando pegamos um transporte rodoviário conseguimos escapar da publicidade.

Em cada banco, a um tipo de publicidade na parte de cima do assento, e repare bem: são empresas de transporte aéreo que aproveitaram outro tipo de transporte para se auto divulgar.

Supermercados

Mídia Alternativa

Como se não bastasse a gama de produtos que os supermercados já possuem, eles não perdem a oportunidade de implementar a publicidade. São pelo menos 3 formas as mais usadas.

A primeira é a parte de frente dos seus carrinhos, como na imagem acima.

Mídia Alternativa

A segunda é no caixa, quando você vai pagar as suas compras.

Mídia Alternativa

Já a terceira são os detectores que ficam na saída do mercado. No caso, a vantagem é que possuem um espaço muito maior para colocar informações do que nos outros exemplos que demos.

Faixa de pedestres

Mídia Alternativa

Para usar algumas mídias alternativas, é também necessário, na hora de planejar, ter os pés no chão.

Imagina o tamanho da burocracia para estampar sua marca no chão de uma avenida.

Mas vale a citação.

O Mc’Donalds, uma das empresas mais poderosas do mundo, teve a ideia genial de fazer publicidade em faixas de pedestres.

Repare que as faixas simulam suas tradicionais batatas fritas que estão saindo de sua embalagem.

A criatividade sobrou aí, não acha?

Ponto de ônibus

Mídia Alternativa

Publicidade em pontos de ônibus talvez seja a mais antiga entre as mídias alternativas.

No Brasil, não são todos os pontos que possuem cadeira e tapagem como na imagem acima. Mas aonde tem, a publicidade está estampada com certa frequência, principalmente nas cidades de médio e grande porte.

O exemplo acima é mais uma publicidade criativa, com a simulação de um cabelo black power na pessoa sentada em uma das cadeiras.

Papel Toalha de banheiro

Mídia Alternativa

 

Nesse exemplo a criatividade impera novamente.

A empresa World Wide Fund for Nature é uma organização não governamental que atua na área de proteção ambiental.

Ela desenvolveu papéis toalha sustentáveis e divulgou isso de maneira incrível.

À medida que a pessoa retira os papéis verdes da caixa, o mapa do Brasil vai saindo da cor verde para a preta, simulando e alertando para o desmatamento.

Uma maneira criativa de conscientizar a população.

Papel Higiênico

Mídia Alternativa

Sim! Você não leu errado.

Muitas empresas querem chocar de vez e utilizam até o papel higiênico para publicidade.

Nesse exemplo, o Greenpeace realizou uma campanha de preservação do meio ambiente.

Para cada papel, foram colocados desenhos da quantidade de árvores que foram necessárias para a sua produção.

O foco foi sensibilizar para que se diminua o desperdício de papel e chamar a atenção da população para a reciclagem.

Mas, então, como usar as mídias alternativas no meu negócio?

A definição de qual é mídia mais adequada para cada empresa requer um mergulho no negócio, no perfil do cliente, no que ela deseja comunicar e vender no momento, entre outros aspectos a serem analisados.

Sim, “mergulhe”, pesquise, olhe para o seu cliente, para o seu mercado, para a sua concorrência. Tenha clareza dos seus objetivos. Planeje e analise as possibilidades de mídias levando em consideração todos esses aspectos e também a verba que você tem disponível para investir na campanha publicitária.

São muitos tipos de nicho e com diferentes propostas.

A ideia desse artigo foi apresentar algumas soluções criativas que as empresas vêm tendo para divulgar suas marcas.

É certo que as mídias alternativas têm certa complexidade na sua utilização e que requer capital financeiro e, algumas vezes, burocracia para colocar em prática em se tratando de espaços públicos.

Se você possui condições e quer ousar, vá em frente. Experimente as mídias.

Mas, se a sua situação for diferente, fica aqui uma dica: tem como fazer da mídia tradicional, entre elas jornal, TV e rádio, uma mídia que surpreende.

O que isso quer dizer? Transforme a tradição, onde todo mundo segue padrões e são parecidos, em algo que seja diferente.

Use e abuse da criatividade que a chance de se destacar no mercado é grande.

Conclusão

Depois de ler esse artigo, provavelmente você começará a reparar cada vez mais nesses tipos de publicidades “diferentes”.

São formas que as empresas buscam para se divulgar, saindo dos meios tradicionais.

Nada impede de você ter ideias, que não essas, de novas mídias para estampar sua marca.

Esses exemplos irão aguçar a sua criatividade. Então, faça o seguinte: Literalmente, viaje na maionese!

Então, você conhece outros tipos de mídias alternativas? Deixe aqui o seu comentário.

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Tiago Valente Theodoro

Equipe de Marketing Digital da Contatus Comunicação