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Como Criar 1 Mês de Conteúdo em 7 Dias?

Produção de Conteúdo

Se você acha que criação de conteúdo é algo muito difícil e não possui tempo para isso, esse é o artigo certo para você!

Acredite, é mais fácil do que parece.

O que mais dificulta na hora de criar conteúdo é o planejamento. As pessoas querem fazer postagens de forma aleatória e muitas vezes têm dificuldade de pensar em ideias, o que resulta em postar assuntos irrelevantes para o seu público.

O ideal é manter uma regularidade de postagens. Quanto mais posts, mais seu público irá crescer. Mas como fazer isso de maneira rápida, sem estresse e com qualidade?

Confira os 6 passos para criar 1 mês de conteúdo em 7 dias:

1º passo: Defina sua persona e os objetivos de sua empresa nas mídias (blogs e redes sociais)

A primeira coisa é entender e analisar a sua área de atuação e o seu público. A segunda é saber qual o objetivo da sua empresa no blog ou nas mídias sociais.

Veja quem te acompanha na internet, verifique interesses, dados demográficos, gênero, idade ou outra informação relevante.

No blog, isso pode ser feito através do Google Analytics e, em mídias mais conhecidas como Facebook e Instagram, essas informações são disponibilizadas de forma gratuita. Recomendamos a contratação de ferramentas de análise de dados para facilitar sua vida.

Com esses dados em mãos, defina a persona da sua empresa. Persona é um sujeito semi-fictício baseado nas características principais do seu público. Em outro artigo da Contatus, definimos persona da seguinte forma:

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Se você já possui algum blog ou rede social, analise se possui uma finalidade específica para ele (vendas, divulgação, etc). A definição de persona te ajudará no direcionamento do melhor conteúdo para o seu público.

Sendo o seu objetivo institucional (divulgar a sua marca), será diferente da empresa que está mais focada no comercial (em vendas).

Foque nas necessidades e soluções para o seu público e crie conteúdo em cima disso.

2º passo: Qual será o seu fluxo de postagens?

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Antes de começar o brainstorm de ideias para os seus conteúdos, você deve definir qual será o fluxo de postagens que irá adotar.

Quanto maior o fluxo, mais seguidores você terá, tanto no blog quanto nas mídias sociais. Isso porque o tráfego orgânico é baseado no volume de postagens aliado à sua qualidade.

Mas vai aqui uma dica: nunca defina um calendário de postagens que não conseguirá atender, isso só vai gerar frustração e desânimo.

Como não sabemos se você está sozinho ou possui uma equipe, recomendamos começar com 3 posts semanais para mídias sociais e pelo menos 4 ou 3 artigos mensais no seu blog.

Cumprindo esses objetivos, a tendência é se motivar e ir crescendo gradualmente.

3º passo: Pesquise sobre os assuntos e temas a serem abordados

Se você não tem ainda grande domínio dentro de sua área de atuação, então não se canse de pesquisar.

Faça benchmarking com a concorrência e acompanhe sobre o que estão falando e como as empresas estão se comportando nas redes.

Outra pesquisa, essa mais importante, que deve ser feita, é sobre os temas e assuntos relevantes para o seu público.

Pense em palavras-chave relevantes, e busque complementos para ela. Isso ajudará você a reunir uma quantidade maior de conteúdo.

Por exemplo, uma palavra-chave do seu negócio é “celular”. Pense em variáveis de palavras complementares que poderiam estar com ela. Como, “O que fazer com celular?” “Principais funções do celular?” “7 maneiras de usar o celular” “5 Coisas que você não sabia sobre celular”. Você vai se surpreender, pois surgirão uma infinidade de ideias.

Para isso, o Google e o Wikipédia dão um mundo de opções. Vão aqui algumas boas dicas que irão ajudá-lo nas suas pesquisas:

No Google, digite uma palavra e dê um espaço. Aparecerão automaticamente quais os complementos mais utilizados pelas pessoas.

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Outra opção é pesquisar o termo que você quer e conferir ao final da página onde aparecerão as “Pesquisas Relacionadas a”.

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Particularmente, achamos mais interessante o uso do Wikipédia, pois ele ajuda bastante principalmente para achar palavras relacionadas a que você está buscando, deixando sua pesquisa mais ampla.

Exemplificando:

Pesquisando por “Assessoria de Imprensa”, uma das atividades da Contatus, logo no começo aparecerá o “Índice”, que funciona como uma espécie de sumário. Ele mostrará os principais tópicos referentes à sua palavra chave.

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Abaixo da página é onde sua pesquisa se tornará muito maior. Em “Ver também” surgirão todas as palavras importantes relacionadas à Assessoria de Imprensa. Clicando em uma delas, irão aparecer novos índices e novas palavras relacionadas.

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Existem inúmeras ferramentas de pesquisa de palavras-chave que podem te auxiliar. Duas das que mais gostamos são o Ubersuggest e a Máquina de Títulos.

O Ubersuggest era uma ferramenta independente que foi comprada pelo expert em marketing digital Neil Patel. Ele desenvolveu novas funções e hoje ela é uma das principais e mais usadas do ramo.

Pesquisando a palavra “Imprensa”, aparecem várias sugestões de palavras-chave. E clicando ao lado em “Relacionadas” aparecerão palavras relacionadas à sua pesquisa.

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Outra função interessante é a “Análise da SERP”, que mostra os URLs mais visitados da internet relacionados à sua palavra-chave.

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Já a ferramenta Máquina de Títulos pode te auxiliar na hora de criar temas diferentes para cada palavra-chave. Basta adicionar 3 termos de sua escolha que ela irá gerar automaticamente títulos para você. No caso abaixo, para exemplificar, colocamos “celular” em todos 3.

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Procure ser criativo e pesquise bastante, pois certamente você acabará achando assuntos para muito mais que um mês.

Lembre-se de que podem surgir postagens que não foram planejadas…

Se você definiu uma boa quantidade de temas e assuntos, ótimo! Mas se atente a outra coisa.

Durante os meses, dependendo do tipo de empresa, surgirão necessidades de postagens que não estavam no planejamento. Esses posts normalmente serão sobre eventos ou atividades que vão ocorrer e são relevantes para área da empresa e o seu público.

Quando esses posts excepcionais entram no lugar de outro que estava planejado, sem problemas. Aproveite para agendar a postagem excluída para outra data futura.

4º passo: Qual o tipo de conteúdo dos posts?

A empresa de marketing RD Station disponibiliza um Ebook que apresenta 31 formas diferentes de produzir conteúdo. É uma ótima auxiliadora para você ser criativo e ter novas ideias.

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Apesar do título apontar que são conteúdos para Blog, eles também podem ser muito bem aproveitados nas mídias sociais.

Destaco os mais interessantes como:

– Posts Educativos

Ideal para educar o cliente a entender o mercado de atuação da empresa e quais vantagens competitivas um produto ou serviço possuem diante da concorrência.

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– Posts baseado em dúvidas

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Seja no blog ou nas redes sociais, sempre terão dúvidas a respeito da sua empresa. Portanto, faça um compilado com as dúvidas mais frequentes e crie posts em cima disso.

– Tutoriais ou passo a passo

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Se possuir um produto ou serviço mais complexo, uma boa pedida é o tutorial ou passo a passo. Explique de forma prática para melhor entendimento de sua audiência.

– Guias

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Se assemelha ao tutorial, porém com uma diferença: os guias são conteúdos mais detalhados. São mais interessantes quando feitos para blogs, pois nas redes sociais fica mais complexo discorrer sobre algum assunto de forma mais completa.

– Notícias

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Compartilhar notícias interessantes sobre o seu mercado é uma ótima maneira de engajar o seu público. Você demonstrará estar antenado e, de quebra, irá levar informações para os usuários.

– Posts Institucionais

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Repare nesse texto em que a RD Station abre a descrição sobre posts institucionais. Ela afirma a mania do mercado em dizer que marketing de conteúdo não tem a ver com as empresas e sim com as necessidades e os problemas dos clientes.

Mas depois desmitifica isso ao falar que se você possuir clientes fieis e que gostam da sua empresa, o institucional é uma grande ferramenta de aproximação com o seu público.

Assim, o engajamento com a marca cresce. As pessoas passam a saber mais informações sobre ela e se sentem importantes.

– Curadoria

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Essa explicação é simples, pois é exatamente o que estamos fazendo nesse tópico, usando a curadoria a nosso favor.

Pegamos o material da RD Station e pincelamos as partes que mais gostamos e criamos um conteúdo novo em cima dele.

Mas, tome muito cuidado para não fazer plágio, isso é crime! Curadoria é sobre adaptar um material para criar um novo, não é sobre copiar. Não se esqueça também de sempre citar as fontes que usar.

Busque sempre autores que admira e especialistas nos assuntos de sua área. Além de obter materiais que você gosta, irá gerar credibilidade com o seu público.

– Reviews

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São realizados principalmente no Youtube. Seria algo como você possuir uma empresa de vinhos e fazer uma análise das bebidas de diversas marcas.

Só tome cuidado para não fazer propaganda da concorrência. Tente fazer reviews de marcas próprias ou de temas mais genéricos. No exemplo da empresa de vinhos, se atente mais a analisar os tipos de bebidas ao invés de marcas, algo como vinhos brancos, vinhos tintos, tipos de uva usados, diferentes tipos de tonéis, enfim, seja criativo.

– Entrevistas

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Esse tipo de conteúdo gera grande credibilidade quando se entrevista alguém importante de sua área falando bem do seu serviço ou produto.

O legal das entrevistas é que com a mesma pessoa você pode gerar conteúdo de diferentes assuntos. Basta mudar o foco das perguntas.

Não necessariamente o entrevistado precisa falar de você ou sua empresa. Cuidado, isso pode transparecer algo forçado e combinado. Procure falar sobre o seu mercado em geral e o convidado poderá citá-lo com mais naturalidade.

– Pesquisas

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Contra números, não há argumentos. Não existe credibilidade maior que apontar dados de pesquisas.

Procure fontes confiáveis e argumente em cima das pesquisas que achar mais interessantes.

– Infográficos

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Para quem não sabe, infográficos são imagens criativas que contém informações relacionadas a determinado assunto, depende do que você quer mostrar. Seu material costuma ser mais simples, criativo e didático. A RD Station também disponibiliza um artigo que mostra o passo a passo de como montar um.

Veja esse ótimo infográfico de uma pesquisa sobre marketing de conteúdo realizada pela Rock Content.

– Estudos de caso

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A intenção quando se adota um estudo de caso é comprovar o que está falando. Validar seu produto ou serviço com um exemplo prático de que funciona de verdade.

Uma empresa de Assessoria de Imprensa e Comunicação como a nossa, poderia fazer um estudo de caso com um dos nossos clientes, a fim de demonstrar como determinada estratégia foi implantada por nós e como ela funcionou na prática para eles. Sua proposta sai da teoria para a realidade, comprovando que dá resultado.

– Glossários

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Também serve para educar o seu público. Quando utilizar uma linguagem do seu mercado, entenda qual a sua persona. Não necessariamente os usuários irão conhecer todos os termos que usar, pois a maioria não é expert no assunto como você.

Procure saber com quem está falando e adeque a sua linguagem.

O glossário entra como um “dicionário de termos” para seus usuários irem aprendendo sobre a termologia do seu mercado, facilitando um entendimento melhor sobre os assuntos abordados.

Na Contatus, há muitas jornalistas trabalhando, e um cuidado que buscamos tomar é ao utilizar alguma palavra específica da nossa área, explicar para o cliente o que significa.

– Comparativos

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As pessoas amam comparar tudo, com produtos e serviços principalmente!

Pode ser difícil comparar algo próprio que sua empresa produz, mas a melhor forma de fazer isso é comparando funcionalidades, ou seja, o que é melhor para cada caso.

Cada produto ou serviço da sua empresa é específico para uma função diferente. Sendo assim, não tente compará-los. Você deve valorizá-los de maneira igual. Deixe os consumidores compararem com a concorrência, vai ser mais benéfico para a sua empresa.

– Problema x Solução

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Esse é um dos principais tipos de posts para vender.

É importante criar e direcionar suas postagens com conteúdo que apresente soluções que resolvam os problemas do seu cliente.

Quando você identifica as necessidades dele, fica mais fácil oferecer uma solução que melhor lhe atenda.

Esse tipo de post é ideal para entrar em anúncios pagos, atingindo um público mais segmentado e gerando mais vendas. Pense sempre nisto: a maioria das pessoas sempre compram com o intuito de resolver uma necessidade ou problema, basta disponibilizar o que elas querem.

5º passo: Qual o tema dos posts?

Visto os tipos de conteúdo, agora é hora de definir a linha de postagens. Mas o que seria isso?

Normalmente, se escolhemos postar 3 vezes por semana nas redes sociais, como já sugerimos nesse artigo, é importante manter uma linha para cada dia.

Por exemplo se nossos posts são na segunda, quarta e sexta-feira.

Segunda: Nesse dia faremos posts que eduquem nossos usuários. Podemos usar os glossários, posts educativos, etc.

Quarta: Queremos falar sobre notícias do mercado. Podemos, então, usar pesquisas, notícia, curadoria, etc.

Sexta: Buscamos fazer os posts mais focados em vendas, apresentando nossos produtos e serviços. Podemos usar reviews, problema x solução, etc.

Tente definir sobre o que falar em cada dia. A partir daí, você tem toda liberdade para utilizar o tipo de conteúdo que acha melhor para cada post, não importando qual será a sua escolha.

Para blogs, tente expandir a linha de postagem para o mês todo. Se for 3 ou 4 artigos, procure falar sobre um assunto específico mensalmente. 1º mês, falamos de marketing digital. 2º mês, falamos sobre marketing pessoal. 3º mês, abordamos sobre marketing esportivo. Isso manterá sua página organizada e com linha de informações coerentes.

Acredite que fazendo isso facilitará a sua organização e criação de conteúdo.

6º passo: Jogue em uma planilha

Essa hora é essencial para o planejamento e a organização.

Ok, agora você já definiu o fluxo, os tipos de conteúdos e os temas das postagens. Recomendamos fortemente o uso de uma planilha do Excel. Ela te ajudará a se manter organizado.

Vamos disponibilizar o link para download da planilha usada pela Rock Content. Ela é bem completa e possui calendário de posts para as redes sociais e os blogs, além de e-mail marketing e outras opções. Use as que forem mais interessantes para a sua empresa.

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Agora, quanto à escrita do conteúdo, recomendamos escrever no Word. Ela é uma ferramenta própria para isso e ajudará também na revisão e edição dos posts.

Organize todos os arquivos em pastas e principalmente em sua nuvem. Não dê chance para o azar, ninguém quer perder horas de trabalho por bobeira.

E pronto, você conseguiu a façanha de planejar o seu conteúdo de 1 mês em 7 dias!

Conclusão

Sim, não é tão fácil quanto parece. Se mesmo com esse artigo você ainda possui dificuldade em produzir conteúdo, busque ajuda profissional.

Nós da Contatus utilizamos e reutilizamos essas dicas que foram dadas e focamos em criar o melhor conteúdo possível para os nossos clientes.

Não se sinta mal em achar difícil e não conseguir colocar em prática. Muitos empresários só possuem o fim de semana de folga e sentem dificuldade em arrumar tempo para organizar e planejar as suas mídias, perdendo um tempo precioso para estar com a famíla, os amigos e o lazer. É para isso que existem empresas que fazem esse tipo de trabalho.

Mesmo afirmando que em 7 dias você consegue produzir 1 mês de conteúdo, além da dificuldade de reservar este tempo, há um outro aspecto: nem todo mundo tem facilidade para mexer na internet, E isso também não é motivo para constranger ninguém, é algo normal.

Por mais que o passo a passo tenha sido dado, muitos ainda sentirão dificuldade e irão procurar ajuda de empresa especializada. Faça isso se for o seu caso!

Fale para gente, nossas dicas te ajudaram de alguma forma?

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A Contatus busca gerar conteúdo relevante para o seu público.


Foto Perfil Tiago

Tiago Valente Theodoro

Equipe de Marketing Digital da Contatus Comunicação

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