Quando alguém acessa um site ou rede social, qual a primeira coisa que ela observa?

Muitas empresas ignoram o seu visual, adicionando combinações estranhas de cores, fotos desalinhadas ou desproporcionais que podem expulsar o usuário do site e causar uma impressão de desleixo ou algo do tipo.

Se as pessoas vão conhecer sua empresa, o ideal é que você se esforce para passar uma boa imagem e gerar uma experiência agradável. Na internet não é diferente!

Quando ela se depara com um site bagunçado, que desagrada sua visão, é a mesma coisa que, por exemplo, quando você vai a casa de uma pessoa e encontra um ambiente desorganizado, com roupas espalhadas e várias louças sujas, com certeza causará uma péssima impressão.

Esse tipo de comunicação, se malfeita, pode fazer seu cliente perder a confiança em você e não se dar ao trabalho de voltar ao seu site ou rede social, e muito menos indicá-lo para outras pessoas ou empresas.

É claro para você que uma má Comunicação Visual afeta sua empresa. Mas, e quando fazemos uma boa?

Fazer uma Comunicação Visual de forma profissional pode resultar em grandes benefícios para você.

Nas redes sociais, criar um feed harmônico, com cores que se complementam e manter uma organização e padrão nos posts, pode fazer a diferença.

Nos sites, manter um visual agradável contribui para que os usuários se mantenham mais tempo navegando. Em nosso outro artigo sobre Gestão de Mídias Sociais falamos mais sobre planejamento e harmonização de posts.

Duas palavras que particularmente gostamos muito é “Identidade Visual”, algo essencial para qualquer empresa.

Por exemplo, quando olhamos uma propaganda com uma garrafa com rótulo vermelho, logo nos remetemos a Coca-Cola. Vermelho faz parte da sua identidade visual e as pessoas a identificam rapidamente. Lógico que sua empresa provavelmente não é do tamanho de uma Coca-Cola, nem a nossa! Porém, seus clientes irão se conectar mais com você se conseguir criar essa identidade.

Se a logo de sua empresa for algo como uma camisa verde, e suas paletas de cores de redes sociais e sites também são nessas cores, isso irá instigar subconscientemente seus clientes a lembrar de você quando ver alguma camisa verde e até outros objetos que possuam essa tonalidade de cor.

Uma empresa que inovou a sua identidade visual foi a Taco Bell. Se observarmos, as redes de fast food mais famosas do mundo possuem cores voltadas em sua maioria para o amarelo e o vermelho. A Taco Bell quis se destacar da multidão e colocou o roxo como cor principal.

Comunicação Visual

Guia básico para definir a Comunicação Visual da sua Empresa

Persona

A persona é um personagem semi-fictício baseado nos hobbies, nos hábitos e nas características de seus principais clientes. Ela serve para definir com quem você está conversando.

Mas não confunda com público-alvo. Perceba a diferença:

– Público-alvo: Marcos, 26 anos, recém-formado em advocacia, exerce a profissão, morador de Jardim da Penha, Vitória, possui renda de R$ 4.000,00 e consome livros sobre o tema.

– Persona: Marcos, 26 anos, advogado, ainda mora com os pais e é um estudioso do tema. Possui objetivo de crescer na profissão e morar sozinho, para isso deseja contratar uma empresa de marketing para divulgar seu nome.

O público-alvo faz uma análise muito rasa sobre o perfil ideal de seu cliente. Se você possui uma empresa de marketing focada em desenvolver a marca de advogados, a persona mostrará as principais necessidades do seu alvo.

Uma ótima ferramenta que pode te auxiliar é o Gerador de Personas, que te dá um passo a passo básico para criar sua persona em poucos minutos.

Portanto, a abordagem visual a ser feita por esse tipo de profissional do exemplo acima deve ser algo mais formal, que condiz com a sua área de atuação.

Se um cliente quer saber mais sobre sua empresa, ele visita o seu site e encontra cores vivas demais, irá se sentir desconfiado, pois essas Comunicação Visual não passa credibilidade. No caso de advogados, talvez um tom mais neutro ou azul, que mostra seriedade e confiança, sejam os mais apropriados.

Pesquisa e Benchmarking

Definida a sua persona, a realização de uma pesquisa torna-se fundamental para a definição de sua Comunicação Visual. Procure empresas semelhantes ao seu segmento e observe como seus concorrentes estão utilizando seus sites e redes sociais.

Faça benchmarking e busque as principais empresas do seu ramo de atuação, e realize uma “limpa” em todo material online que ela possui, tire os pontos que mais gostou e aplique na sua empresa.

Brainstorm

Juntado todo material de pesquisa que conseguiu, é hora de colocar tudo no papel.

Reúna a sua equipe e deixe os pensamentos fluírem, sem julgamento das ideias propostas, pois isso poda a criatividade e faz com que as pessoas mais tímidas se retraiam.

Brainstorm é uma das partes mais divertidas do processo de Comunicação Visual. É quando surgem ideias das mais variadas.

Procure ser criativo sempre! A questão da criatividade entra em como você vai fazer para se destacar da multidão.

Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing digital, escreveu o livro “Purple Cow” ou “Vaca Roxa”, que fala exatamente sobre isso. Como ser diferente em meio a tantas vacas brancas, pretas e marrons que existem no seu mercado.

Sua resposta é: Seja a Vaca Roxa do seu rebanho!

Comunicação VIsual

Harmonia das Cores

Quando falamos sobre harmonização de cores, fontes e imagens, nos referimos em como a combinação desses 3 fatores causam um impacto visual positivo quando juntas.

A Victoria Secret é uma das grandes redes de vestuário feminino de luxo do mundo, e em seu site busca usar tons neutros, como preto e branco, e variados tons de rosa e roxo.

O branco muitas vezes é usado como cor complementar, o preto como cor que demonstra luxo, já o rosa e o roxo são cores que possuem uma grande aceitação com as mulheres, e passam algo como poder e positividade.

Comunicação Visual

O The New York Times é um dos grande jornais mundiais, que possui uma presença online muito forte. Suas imagens são condicionadas às notícias, portanto, ela decidiu por manter cores neutras, com fundo branco e fonte preta, como se fosse um jornal impresso.

Se você buscar outros tipos de jornais online, provavelmente irá encontrar esse tipo de Comunicação Visual.

Por se tratar de um meio sério e que deve passar credibilidade, os sites jornalísticos são sempre mais discretos quanto a paleta de cores e variações das fontes de escrita.

Comunicação Visual

A rede de fast food Burger King aposta em cores vivas, predominantemente o laranja, e as imagens são fotos de seus lanches. Ela busca dar um capricho maior nessas fotos para conseguir gerar uma sensação de fome e mais vontade de comer de quem visita o site.

Comunicação Visual

Busque sempre a harmonia. Veja se o visual se complementa e é relacionado à sua área de atuação.

Teste, teste e teste

Hora de colocar em prática. Nada é tão certo como testar. Agora que você já fez todas as pesquisas e os processos para gerar a melhor Comunicação Visual possível, implemente o que acha melhor para a sua empresa.

Porém, nada disso interessa se não tiver a aprovação do seu público, portanto, coloque em prática e monitore o feedback.

Não seja teimoso, pois não é sempre que a gente acerta. Seguindo as dicas apresentamos neste artigo, as chances de acerto são maiores.

Tente entender o que o seu negócio propõe, e o que os seus clientes querem. Não se apegue somente a Comunicação Visual. Você pode ter outras estratégias de marketing que precisam melhorar.

Nada trabalha sozinho, é o conjunto dos fatores que leva ao êxito final.

Comunicação Visual nas principais redes sociais

Instagram

Essa talvez seja a rede em que uma boa Comunicação Visual se torna mais relevante.

Ela acabou modificando a forma de outras mídias se comportarem, aumentando a valorização visual, permitindo navegação agradável na plataforma e, assim, personalizando os perfis de acordo com cada usuário.

Vale conferir: marcas esportivas e interessantes no instagram são Diadora, Puma e Adidas Originals.

A Adidas é uma das marcas que melhor usam a Comunicação Visual a seu favor.

Se você observar, o feed possui uma linha de raciocínio, com sequências de fotos que se complementam. Você não achará uma foto isolada que não tenha sido pensada dentro de um conjunto.

Esta é uma das sequências, com 6 fotos. Olhe como elas se complementam causando uma sensação boa pra quem vê.

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A Adidas possui linhas de desenhos animados famosos como o Dragon Ball. Veja como ela usa isso de forma criativa em uma sequência de 3 fotos, acompanhada pela sequência de outra linha de tênis.

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Mas nada supera o que faz a Patek Philippe, empresa Suíça que produz relógios e artigos de luxo.

Podemos dizer que beira à perfeição, com combinação das fotos que impressiona. Uma verdadeira explosão visual!

Comunicação Visual

Mas não se engane. A Patek Philippe, além de usar essas imagens e montar um feed bonito, adiciona várias fotos e vídeos em carrossel, com diferentes tipos de conteúdo e produtos. Porém, as primeiras são sempre as que irão aparecer no seu Instagram e fazer essa incrível combinação.

Comunicação Visual

Essa é uma das formas mais complexas de organização de feed.

É algo para ser pensado e planejado a longo prazo, para conseguir conteúdo qualificado e agregar a combinação das imagens.

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Facebook

O Face não oferece tantas opções de harmonização do feed e de Comunicação Visual. Porém, quando um usuário entra em sua fanpage, ele encontra, de cara, a sua foto de perfil e a capa, portanto todo capricho é pouco.

É péssimo para a empresa alguém entrar na página e ver perfis com imagens desproporcionais a seu tamanho, ou a capa e o perfil com cores que não se conversam.

A Contatus Comunicação utiliza basicamente o azul, como cor principal, e suas diversas tonalidades.

Comunicação Visual

Há algumas ferramentas que as empresas vêm utilizando e que podem gerar um impacto visual diferenciado.

O “Our Story” ou “Nossa História” é uma opção nova em que você pode adicionar uma imagem junto ao texto discorrendo sobre sua empresa. Ela fica ao lado direito do perfil.

Outra ferramenta, que achamos mais interessante é a aba “Serviços”, que vem sendo muito usada por empresas médicas. São adicionadas as especialidades junto com imagens que remetem a elas. O limite para aparecer no perfil são 3, mas o número de serviços que pode ser adicionado é ilimitado.

A Clínica Gastro utiliza essas duas opções no seu feed. Veja como ela fica interessante se bem usada:

Comunicação Visual

Quando abrimos a aba “Serviços”, podemos ver todas as opções que a empresa entrega:

Comunicação Visual

E quando abrimos a “Nossa História”, ela invade a tela e sobrepõe a sua fanpage, portanto, pense bem na escolha da imagem.

Comunicação Visual

Twitter

Essa rede social permite o máximo de uma personalização de perfil, com alterações nas cores de praticamente todos os textos e botões disponíveis.

Apesar de ser uma rede que tenha começado com o princípio da escrita, com textos curtos e diretos, hoje os posts de imagens como complementos se tornam essenciais para prender a atenção do usuário.

Como exemplificação no twitter, há o Nubank. porém poderíamos colocá-lo como referência em Comunicação Visual em todas as mídias. O roxo da empresa contagia quem entra em qualquer uma de suas redes sociais. Olhe como a personalização é feita:

Comunicação Visual

A cor roxa do Nubank é tão presente que os usuários mandam diversos comentários com corações roxos. Comprovando a ligação marca x usuário e forte identificação visual..

Youtube

O Youtube é uma rede meio controversa. Naturalmente, poderíamos afirmar que vídeos de alta qualidade são mais visualizados que outros sem grande produção.

Mas quando temos um canal como o do Whindersson Nunes como o 2º maior do Brasil, toda essa teoria vai abaixo.

Ele não possui preocupação estética nenhuma, grava seus vídeos sem camisa, sua edição é simples e as imagens de suas miniaturas são fotos do seu próprio rosto. Essa naturalidade e simplicidade acabaram fazendo as pessoas gostarem dele.

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O maior canal brasileiro é o KondZilla, que produz clipes de funk e detém a impressionante marca de 44 milhões de inscritos. Sua capa possui uma foto que o indica como o 3º maior canal do mundo.

Sua proposta é outra em relação ao do Whindersson: seus clipes têm a mais alta preocupação visual. Não há economia quanto a isso, são as mais variadas paisagens usadas nos vídeos e as edições as tornam ainda mais bonitas. As miniaturas contém o selo da marca sobrepondo as imagens.

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A qualidade visual dos seus vídeos é tão grande que ele já passou a produzir outros gêneros musicais, como sertanejo, axé e rap.

Um dos canais de entretenimento mais antigos do Youtube é o Barbixas, grupo de humor e improviso que se apresenta em teatros pelo Brasil afora. As miniaturas dos vídeos deles contam com rodapés sobrepondo a imagem que indicam o jogo de improviso de cada vídeo.

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Provavelmente quem não conhece e vê essas miniaturas quando estiver navegando no Youtube não entenderão muito bem.

Mas eles possuem um público fiel, que vem de uma relação longa nessa rede. Portanto, já sabem o que cada jogo significa e essa comunicação visual acaba fazendo a diferença.

O jogo chamado “Cenas Improváveis” é o que mantém a maior média de visualizações, por isso é o único que possui rodapé com cor própria, que é o vermelho, sempre destacando-o dos outros vídeos.

Há também os mais variados canais de conteúdo. Neles, o ideal é colocar nas miniaturas dos vídeos imagens chamativas com um texto sobreposto já indicando basicamente o conteúdo daquele vídeo.

O canal Nerd Rabugento produz vídeos sobre séries e filmes. Normalmente faz as miniaturas com imagens que remetem às séries ou aos filmes que irão ser abordados nos vídeos, e sobrepondo entra um texto com fonte bem chamativa que indica qual será o conteúdo.

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Outros dois canais que usam estratégia semelhante são o Me Poupe e O Primo Rico, que produzem conteúdos de educação financeira.

Suas comunicações visuais são extremamente semelhantes. O Primo Rico utiliza cores menos chamativas, assim como a fonte.

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Já no Me Poupe as cores e fontes são bem chamativas e as imagens feitas com muita criatividade.

Comunicação Visual

No Youtube é importante entender o que sua empresa quer gerar nessa rede para saber qual o tipo de abordagem visual será implementada. Isso porque cada segmento tem uma característica que não necessariamente é uma regra a ser seguida.

Linkedin

O Linkedin possui um visual mais neutro, por isso, qualquer cor diferente se torna chamativa.

O ideal é usar imagem do perfil e da capa mais formais para a sua empresa. Pense que o Linkedin é uma mídia empresarial e você estará sendo julgado sempre.

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Também é uma importante rede de recrutamento de profissionais, assim, faça de tudo para causar uma boa impressão a quem visita o seu perfil pessoal.

Use foto de perfil simples, de preferência com fundo neutro. E nada de fotos recortadas de baladas ou festas.

A capa muitas vezes é ignorada, com a maioria das pessoas mantendo a foto padrão azul do Linkedin, mas é interessante colocar uma foto que indique a imagem que você quer passar. Se quer mostrar criatividade, por exemplo, utilize cores um pouco mais chamativas. Se quer mostrar formalidade, use imagens mais simples.

Simon Sinek é um dos mais respeitados palestrantes motivacionais do mundo. Ele optou por uma capa totalmente branca, algo que acaba destacando a sua foto de perfil, assim como todas as informações da sua descrição.

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Luiza Helena Trajano, fundadora e dona da Magazine Luiza, preferiu mostrar sua autoridade no Linkedin colocando em sua capa o título do Top Voices 2018, que contempla os principais influenciadores dessa rede em cada ano.

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O maior empresário vivo do mundo, Bill Gates, criador da Microsoft, no seu perfil do Linkedin usa uma capa repleta de fotos que se referem aos trabalhos sociais que sua fundação realiza, tentando desvincular um pouco seu nome da área tecnológica.

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Isso mostra que nomes importantes do empresariado vêm usando o Linkedin e se preocupando com a sua imagem e credibilidade.

Comunicação Visual de Anúncios

Quando anunciamos nosso site no Google e criamos campanhas de anúncios nas redes sociais, qual o nosso maior objetivo?

Conversão.

O investimento em anúncios sempre deve ter o objetivo de direcionar quem o vê para o engajamento com sua marca e conversão em vendas.

Muitas vezes os profissionais que fazem esse trabalho se preocupam muito mais com o que estará escrito no anúncio do que com a imagem, porém, esse é um grande erro cometido.

Óbvio que em anúncios para rankeamento no Google o texto é o mais importante, já que é o único recurso disponível. Então, o capricho deve ficar por conta do site da empresa em que você irá anunciar.

Segundo a Loyalty Square, anúncios coloridos prendem 42% mais a atenção do que os pretos e brancos.

A imagem é a primeira coisa que irá chamar a atenção de um usuário que você segmentou no seu anúncio, por isso, coloque as melhores imagens possíveis e invista em um designer gráfico, se possível.

Tome cuidado ao usar imagens do Google: coloque sempre as fontes. Ou busque sites de fotos que podem ser pagas e você terá liberdade para utilizar. Dois dos mais conhecidos e que possuem vastas opções são o Freepik e o Deposit Photos.

Se você ainda não possui verba para contratar uma empresa de design ou pagar um profissional freelancer, recomendamos o uso do Canva, que é uma ferramenta online que funciona como um ótimo recurso na edição e criação de imagens. Sua criatividade será aguçada com a interface simples que ela possui. Qualquer um pode entrar e criar ótimas imagens e de maneira gratuita.

Lembre sempre que anúncios nas redes sociais são limitados a um limite de 20% no uso de texto sobreposto às imagens. Mas como medir isso?

O Facebook possui uma ferramenta de verificação de texto, basta você carregar sua imagem e ela mostrará se será veiculada normalmente. Mesmo que não indique veiculação normal, ela pode ser liberada. Mas fique atento: quanto mais texto menor será o alcance do anúncio. Isso aumenta a importância de uma boa imagem.

Carregamos um post da Contatus Comunicação para usar como exemplo, abaixo. Repare que a direita mostra os significados de cada legenda, no caso, o texto da imagem foi considerado “Baixo”, um pouco acima do permitido. Provavelmente esse anúncio passaria e seria veiculado, mas diminuiria o seu alcance, algo que devemos evitar sempre!

Comunicação Visual

Comunicação Visual do Site

O site é a porta de entrada para as pessoas conhecerem a sua empresa, é onde elas vão avaliar a sua imagem. Ter um website bonito contribui para uma navegação mais agradável dos usuários.

Quando pensamos em publicidade e Comunicação Visual, a primeira empresa a ser pensada deve ser a Coca-Cola, que é a grande mestre no assunto. Sua garrafa de cor vermelha é sempre inconfundível.

A Coca-Cola sempre fez ações promocionais das mais variadas nas épocas próximas ao Natal, e no último ano não foi diferente. O site foi todo remodelado para criar um clima natalino em volta de quem o navega.

Comunicação Visual

A princípio, é difícil pensar em uma harmonização de cores para seu site, e se você não tiver uma noção “artística” muito grande, pior ainda. É por isso que indicamos algumas ferramentas online que podem ajudar

O Adobe Color e o Coloors são duas plataformas gratuitas que permitem fazer diversas combinações das tonalidades de cores. Teste bastante e veja qual lhe agrada mais. É importante também pedir a opinião de terceiros.

Comunicação Visual do Blog

Nem precisamos dizer que blogs com o visual agradável tendem a receber mais visitantes, mas há um fator que acaba passando despercebido em relação aos artigos.

As pessoas relacionam muito os blogs com a escrita, e elas estão certas, porém, não sabem que uma palavra chamada “escaneabilidade” influencia muito na forma em que alguém presta atenção e lê um artigo.

Para começar, o uso de imagens entre os textos é imprescindível no intuito de prender a atenção do leitor.

E a escaneabilidade se refere à forma de escrita, ou seja, como o seu texto ficará fluído o bastante para não cansar a leitura dos seus visitantes.

Use e abuse dos espaços em branco, e tente não fazer parágrafos longos.

Analise essa experiência que você está tendo ao ler esse artigo. Se estivéssemos escrevendo caixas e mais caixas de textos longos, provavelmente você não leria tudo ou abandonaria o site.

Isso independe da qualidade do seu conteúdo (que também é muito importante). É uma questão de Comunicação Visual.

Outra forma de melhorar o seu texto é o uso do negrito, que pode ser usado para destacar os principais pontos que quer que o leitor veja. Se bem usado, pode funcionar como um “guia” para que a pessoa fique atenta e leia as partes mais importantes do seu artigo.

O blog do Neil Patel é um dos que mais recebem tráfego orgânico do mundo. Suas caixas de texto são curtas e ele usa o negrito para destacar as melhores frases. Em alguns casos usa parágrafos de uma linha e em negrito.

Repare, abaixo, como você prestará muito mais atenção nessa frase do que no restante.

Comunicação Visual

Busque o aprimoramento dos seus textos. Pense em um todo, pois agora você já sabe que não basta um conteúdo de qualidade se a estrutura dos artigos do seu blog está malfeita.

Comunicação Visual do CTA (Call to Action)

O profissional de marketing que está no meio digital provavelmente já escutou muitas vezes a palavra “Call to Action” ou botão de ação.

Ele é usado para instigar o usuário a clicar para efetuar alguma ação, que pode ser compra, inscrição de e-mail, adquirir um material gratuito etc. Tudo depende da sua estratégia.

Sites voltados a conversão normalmente usam alguns Call to Actions para guiar o usuário por seu funil de vendas, mas além do texto, que deve ser curto e chamativo, a cor é de extrema importância, assim como o posicionamento do botão.

A Hubspot afirma que mudar a cor do seu botão pode aumentar suas conversões em 21%.

Não existe verdades quanto ao melhor posicionamento do seu CTA ou a sua melhor cor, tudo é baseado em teste. Há quem defenda que a cor laranja converta mais, porém, depende muito da empresa, não é um regra.

Quando falamos do visual dos CTAs, gostamos do contraste.

Cores contrastantes ao visual do site geram mais atenção e tendem a se destacar melhor e aumentar as chances de serem clicadas.

O Mail Chimp é uma das ferramentas de email marketing mais usadas no mundo, e seus CTAs são sempre com cores bem contrastante ao fundo do site.

Comunicação Visual

O Sem Rush, gigante especialista em análise de dados digitais, utiliza um CTA laranja, que fica bem chamativo ao ser inserido em cima de uma foto.

Talvez para eles a “teoria” da cor laranja tenha funcionado, embora também essa cor seja a oficial da sua logo.

Comunicação Visual

Já o Lead Lovers não gosta muito de utilizar cores contrastantes. Prefere um fundo branco e usa seu rosa choque tradicional para destacar seus CTAs.

Observe abaixo que os dois botões estão com o mesmo texto, porém o CTA 1 some ao fundo branco, enquanto o CTA 2 se destaca e com certeza gera mais cliques.

Comunicação Visual

Pense estrategicamente ao escolher o seu Call to Action. E é primordial testar bastante e ver o que gera mais resultado para a sua empresa.

Psicologia das Cores

É sempre importante entender o segmento de atuação da empresa e qual a sua persona na hora de definir a Comunicação Visual.

Segundo a Kissmetrics, 92,6% das pessoas são influenciadas subconscientemente pelas cores em tomadas de decisões.

Cada cor remete a um sentimento, e não à toa alguns segmentos de atuação no mercado empresarial normalmente possuem uma paleta de cores específica para a sua área.

Pesquise bastante e teste para saber o que funcionará melhor na sua empresa.

Comunicação Visual

De modo geral as cores podem ser descritas com diversos significados:

Azul: Passa seriedade e confiança. É talvez a cor mais usada em diferentes segmentos, mas não pense que isso é coincidência. Phillip Cohen, da Universidade de Maryland, fez uma pesquisa com cerca de 2 mil homens e mulheres, constatando que o Azul é a cor predileta dos dois: 42% do público masculino e 29% do público feminino.

Comunicação Visual

Verde: Passa a sensação de tranquilidade e relaxamento. É a cor do dinheiro e do meio ambiente.

É comumente usada em hospitais, clínicas, produtos de beleza, de origens naturais e empresas voltadas ao meio ambiente ou financeiras.

Vermelho: Remete à fome, atenção e urgência. Se usada em excesso, pode causar agressividade.

Muito utilizada em empresas do ramo alimentício e como chamada para promoções de lojas em geral.

Amarelo: Invoca alegria, entusiasmo, cautela, positividade e produtividade.

Essa cor contribui muito para a concentração e para tornar as pessoas mais falantes. Muito empregada em vitrines de lojas.

Laranja: Cor alegre, amigável, indica prosperidade e desperta a mente.

Ela é muito usada em Call to Actions para sites e anúncios.

Roxo: Lembra beleza, imaginação, criatividade, realeza e mistério.

Encontrada muitas vezes em chamadas para eventos noturnos e produtos de beleza. Cor usada em SPAs e clínicas de estética.

Rosa: Lembra doçura, romantismo, delicadeza, amor, pureza e feminilidade.

Hoje ela é muito combinada com o preto, com a intenção de remeter ao empoderamento feminino.

Marrom: Usado para demonstrar maturidade, conservadorismo e elegância. Porém, pode levar em alguns casos a melancolia.

Mulheres tendem a associar essa cor a sujeira, então, evite usá-la se o seu público for feminino.

É a cor do café e chocolate, sendo comumente usada nas logos de cafeterias e lojas de doce. Também preferida por negócios de produtos gourmet.

Branco: Transmite paz, calma e higiene.

Não à toa, é muito utilizada em hospitais e produtos de higiene. Junto com o cinza forma uma combinação que lembra tecnologia.

Preto: Muito ligada a luxo, imponência e mistério. Também está relacionada a emoções negativas como o luto e a tristeza.

Essa cor está sempre presente nos sites de grifes, jóias e carros de alto padrão.

Cinza: Ligada à tecnologia, ao futuro e à inovação.

Apesar de ser uma cor neutra, se bem usada pode chamar a atenção do seu público.

Conclusão

Leve a Comunicação Visual da sua empresa a sério. Trate de forma profissional e pense em estratégias para obter os melhores benefícios possíveis.

Cada área da sua empresa deve ser analisada, tanto relacionada à presença digital quanto à estrutura física. Cada vertente tem suas próprias características e necessitam de comunicações diferentes.

Visuais criativos e que chamam a atenção do seu público ajudam na fidelização e no reconhecimento da marca.

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A Contatus busca gerar conteúdo relevante para o seu público.


Rita Diascanio

Diretora Executiva da Contatus Comunicação