Você já pensou em ter a sua empresa saindo na imprensa? Em ver o nome da sua organização em jornais, rádios e emissoras de televisão, mas relacionado a conteúdos de interesse da sociedade, e não apenas em publicidades para vender produtos e serviços?

Esse é um dos papéis da assessoria de imprensa, que funciona como uma ponte entre cliente e jornalista.

O assessor de imprensa seleciona conteúdos relevantes e atuais que tenham a ver com a empresa – com potencial para virar notícia -, o que ajuda a construir e manter a imagem e a reputação da organização alinhadas ao seu DNA, missão, valores e objetivos.

Por meio da assessoria de imprensa, divulga-se em veículos de comunicação, como mídia espontânea e não paga (anúncios), projetos e ações da empresa, destacando diferenciais e benefícios sociais, de maneira a alcançar reconhecimento perante a sociedade.

Como as informações são levantadas e verificadas pelo assessor de imprensa, em um processo de entrevistas e apuração de dados com fontes que detêm expertise nos assuntos, o conteúdo sugerido aos veículos de comunicação é percebido como de maior credibilidade.

Os materiais enviados aos jornalistas podem conquistar espaço nos diversos veículos de comunicação – jornais, revistas, sites, emissoras de rádio e televisão.

A relação entre o assessor de imprensa e o jornalista resulta num trabalho de ajuda mútua (colaborativo), com participação dos representantes da empresa assessorada. O representante, chamado de fonte, pode, inclusive, transformar-se em porta-voz de possíveis matérias jornalísticas, no momento e no futuro.

Assessoria de imprensa x Publicidade: você sabe definir o que é mais indicado para a sua empresa?

A assessoria de imprensa e publicidade são dois serviços distintos, mas, em muitos casos, complementares.

Assessoria de Imprensa

O primeiro é voltado para a divulgação dos aspectos institucionais da empresa, enquanto o segundo, das questões mercadológicas. Comparando custos, entretanto, a assessoria de imprensa sai por um valor mais em conta, com diferenças consideráveis.

Por exemplo, muitas vezes, o valor de um único anúncio publicitário pode corresponder à quantia paga mensalmente, ou até menos, à assessoria de imprensa, que produz inúmeros conteúdos durante um mês, com base em pesquisa, planejamento e conhecimento do negócio do cliente.

Apesar disso, o propósito e também a estrutura das mensagens são bastante diferentes.

A publicidade, geralmente, usa em suas peças verbos no imperativo e recursos visuais para vender um produto. Em contrapartida, a assessoria de imprensa trabalha mais a parte textual, com linguagem jornalística, mesmo que utilize imagens e recursos gráficos, e o intuito é divulgar os valores carregados pela instituição.

Por isso, é importante definir qual o interesse com a contratação de uma agência de comunicação e, desta forma, determinar qual o serviço mais adequado para a demanda da sua empresa ou organização.

Primeiro passo para contratação

O primeiro passo antes de contratar o serviço de assessoria é compreender que nem tudo o que é enviado para os veículos de comunicação irá, de fato, sair na imprensa.

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Os materiais produzidos e enviados pela assessoria são sugestões de assuntos e informações que podem render matérias ou registro jornalísticos.

Cabe, apenas ao repórter, escolher, por meio de critérios específicos, entre eles, o público e a linha editorial do veículo e suas seções e colunas, o que será publicado.

Jornalistas gostam de novidades, assuntos de interesse público e fontes que tenham propriedade e amplo conhecimento sobre o tema sugerido.

Para serem publicados, os textos precisam seguir esses critérios básicos apresentados e, ainda, passar por seleções dos próprios jornalistas dos veículos. O material enviado pode ser aproveitado por completo, em partes ou até não ser utilizado.

Por isso, o nome do texto elaborado pelo assessor de imprensa é chamado de “press release”, ou apenas “release”, e não é a matéria final que sairá na imprensa.

Conclusão

É por todo esse processo de seleção de informações relevantes e de compreensão do que é notícia que o assessor de imprensa tem um papel tão importante.

Esse profissional, por meio de seu conhecimento na área da comunicação, consegue identificar conteúdos atuais e impactantes, capazes de despertar o interesse do jornalista.

Além disso, o assessor é capacitado para conversar de forma objetiva e empática com seu colega de profissão, que vive na correria cotidiana de uma redação jornalística e tem no assessor uma relação de parceria e respeito.

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Assessoria de Imprensa

Ana Carolina Favalessa

Equipe de Comunicação da Contatus.